12/07/09

Quantos anos durou a construção da arca de Noé?

Muitas pessoas acreditam que Noé levou 120 anos para construir a arca, as pessoas que asim penção é por casa de Gênesis 6. 3. A menção de 120 anos que encontramos neste versículo, nada nos é dito quanto ao tempo de construção da referida Arca.
"Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele, também, é carne: porém os seus dias serão cento e vinte anos." (Gn 6. 3)
Queridos, o nosso Deus, simplismente pronunciou o julgamento a respeito da humanidade, dando-lhe um prazo de 120 anos, porém nada disse a respeito de como seria esse julgameto. Deus não falou do dilúvio, nem da arca.
A esta altura dos fatos, Noé estava com 480 anos de idade, pois o dilúvio só veio acontecer quando Noé a tingiu a idede de 600 anos, ou seja, 120 anos mais tarde! Os filhos de Noé que são Sem, Cão e Jafé ainda não havia nascido. Os filhos de Noé só vieram a nascer quando Noé atigiu a casa de 500 anos.
"E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos; e morreu.
E era Noé da idade de quinhentos anos; e gerou Noé Sem, Cão, e Jafé." (Gn 5. 31,32)
Somente depois de muito tempo que eles nasceram, é que Deus deu a ordem para a construção da arca. Os três filhos de Noé não somente eram homens feitos quanndo Deus falou da arca, como tambem já eram casados. Isto se percebe claramento do texto biblico. Vejamos:
"Faze para ti uma arca da madeira de Gofer; farás compartimentos na arca, e a betumarás, por dentro e por fora, com betume.
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros.
Porque eis que Eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, (AQUI É QUE O DILÚVIO FOI ANUNCIADO) para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres dos teus filhos contigo.
Concluimos disso tudo que, Noé não levou 120 anos para construir a arca, pode ter pregado 120 anos, mais, quanto a construção da arca isso pode ter levado um tempo muito menor.
Espero que tenha gostado, comente, transmita a sua opinião, ela é muito importante pra nós.

4 comentários:

  1. Gostei.o Amado só falou o que a bíblia fala. e na vdd é só isso q devemos falar mesmo. rsrsr Deus seja Louvado

    ResponderExcluir
  2. o correto na sua frase do blog é: "A verdade pode não ser o que a sociedade QUER mais é o que ela precisa!". O verbo "querem" seria usado se na frase tivesse "o que as pessoas querem..."

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Jesus meu amado.Sou professor da E B D por misericórdia de Deus,e a lição que estudaremos neste domingo fala da construção da arca de Noé e minha dúvida era quanto ao tempo da construção da mesma(120 anos).Ao ler o seu abençoado comentário,as minhas dúvidas cessaram.Que Deus Pai continue a abençoá-lo e usá-lo poderosamente a cada dia,Que a benção de Deus esteja sempre sobre a sua vida e de sua abençoada família.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor, não tem como saber a data nem o tempo que demorou para Noé construir a arca,pois é preciso interpretar as escrituras e saber discenir a história dos acontecimentos que Moisés provável escritor do livro de Gênesis, está narrando os acontecimentos, desde a criação,até o o momento em que Deus fala com Noé exatamente no cap.6 vers.13,pois antes Moisés está narrando os acontecimentos,como vc explicou á cima temos que levar em conta as datas dos acontecimentos que antecederam o dilúvio,pois, quando Deus falou com Noé e o ordenou á construir uma arca, dando-lhe as medidadas da arca, Deus disse em Gn 6.18: entrarás na arca,Tu, tua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos, e os animais que virão á ti parar entrarem na arca, se Deus tivesse falado com Noé 100 ou 120 anos antes como muitos afirmam, como mandaria entrar na arca os 3 filhos e as noras de Noé se eles ainda nem tinham nascido? Pois em Gn 5,32 diz:E era Noé da idade de 500 anos, e gerou Sem, Cam e Jafé,então é impossível Deus ter mandado Noé construir a arca quando ele tinha 500 anos, pois quando veio o dilúvio Noé estava com a idade de 600 anos,é preciso levar em conta a idade que eles casavam antes do dilúvio,pois Sem, Cam e Jafé já eram adultos e casados quando Deus falou com Noé,também encontramos em Gn cap.11 vers.10 que diz:e era Sem da idade de 100 anos, quando gerou Arfaxade, 2 anos depois do dilúvio,ou seja, quando Sem nasceu Noé tinha aprox.502 anos de idade,sendo assim fica difícil afirmar o tempo de que levou para se contruir a arca,mas tudo indica que não foram muitos anos,baseando nos relatos da bíblia.concernente aos 120 anos mencionados no cap.6 vers.3, a linha de interpretação mais aceita entre os teólogos eruditos, está relacionado ao tempo de vida que era bem prolongado, pois eles viviam aprox.1000 anos, e Deus viu que não valia a pena o. Homem viver tanto,esse tempo não decaiu de uma vez após o dilúvio, foi reduzindo aos poucos, tanto é que podemos ver o tempo de vida dos descendentes de Sem,Arfaxade, Salá, Héber,Pelegue,Reú,Serugue,Naor,Terá,Abrão, Isaque,Jacó,José....e os demais filhos de Jacó.eu particularmente não afirmo, mas acredito nessa linha de interpretação, até porque Deus não mandou Noé pregar o arrependimento para aquela geração, pois o próprio Deus já havia dado a sentença de juizo, e a biblía diz que Noé fez tudo o que o Senhor o ordenara Gn cap.6 vers.22, e sabemos o que Deus ordenou a Noé.por isso mandou construir a arca com aquelas medidas, exatamente para caber as 8 pessoas e os animais, um casal de cada espécie, como Deus disse que viriam até Noé para entrarem na arca e mais ninguém.abraços e fique na paz.

    ResponderExcluir