09/03/2011

O Crente e a Sua Família - Edilson J. da Silva


O crente e a Sua Família

Salmo 127. 1-5

Introdução

O nosso Deus criou a família como a primeira instituição para dar instrutora à humanidade como sua sociedade. Fomos primeiramente criados por Deus para ter comunhão com ele e para glorificá-lo, mas Deus também nos criou para sermos criaturas sócias. Veja o que disse Deus em Gênesis 2. 18: “…não é bom que o homem esteja só…” o homem precisa um do outro. A família é a base de todos os relacionamentos para o ser humano. Nela aprendemos a interação pessoal, formulamos as idéias sobre os limites, até onde podemos ou devemos ir, o que é aceitável e o que não é, aprendemos a cultura, a língua, os costumes, os padrões sociais, enfim, tudo que é necessário para viver, sobreviver, agir e reagir, aprendemos na estrutura da família.

Deus tem um cuidado todo especial pela família. Ela não ficou de fora quando ele planejou a nossa salvação. Deus disse a Abraão em Gênesis 12. 3 ”… em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Assim, Deus estabeleceu padrões para a família de tal maneira, que como a família de Abraão ele seja uma benção para todas as outras famílias. E já que Deus tem planos para a família e deseja guiá-las, aqueles que ainda não constituíram uma família devem buscar orientação de Deus na escolha de sua futura esposa ou esposo, que seja também um fiel e dedicado servo de Jesus.

Nos dias de hoje muitos falam que não acreditam no padrão que Deus escolheu. O mundo aprova o divorcio, a homossexualidade, as relações sexuais antes do casamento e as relações com amantes e prostitutas, dando total liberdade ao homem e mulher. Mais para a família ser bem firmada tem de viver sob a direção de Deus. Temos que nos lembrar de que quem nos criou sabe melhor como guiar as nossas vidas.

Dentro desse propósito de Deus, o relacionamento familiar implica em algumas responsabilidades.

Vejamos quais:

I . RESPONSABILIDADES NO RELACIONAMENTO CONJUGAL

O crente casado tem um papel fundamental diante de Deus, com seu instrumento para conduzir a sua família ao padrão estabelecido por Deus.

1. Responsabilidades Como Marido

As responsabilidades como marido são três:

a. Liderar espiritualmente a família

O velho Testamento nos apresenta o homem como o protetor, o provedor e o líder da família. Como no Velho Testamento, o rei de Israel era não somente o líder político, mas também o líder espiritual, o homem (marido e pai) deve ser o líder na área espiritual da família. Podemos perceber isso claramente na vida de Josué. Ele era o líder dos israelitas. A nação finalmente entrou na terra prometida, sob a liderança de Josué. Era necessário que a nação dedicasse a sua vida novamente a Deus. Para segui-lo. Josué tomou uma firme e importante decisão. Em Josué 24 . 15 temos estas palavras de exortação ao povo: “Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor o propósito de Deus para a família cristã é que o pai lidere a família toda a segui-lo em tudo.

b. Ser Exemplo

É também de responsabilidade do marido ser a cabeça da família, como Cristo é a cabeça da Igreja (Ef. 5. 23-25) dando sabedoria para viver , vivendo a vida a vida exemplar diante de sua esposa e de seus filhos. O marido tem a mesma responsabilidade perante a sua família, ensinando-a a ser uma família que busque a Deus como uma unidade e não como indivíduos, se bem que, tem situações, em que, precisamos buscar a Deus individualmente, por exemplo quando precisamos de orientação do Senhor, no caso, Salomão, orou Deus pedido sabedoria para liderar o povo, “Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?” (1Rs.3.7-9) E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, que Salomão pedisse esta coisa. E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa e não pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento, para ouvir causas de juízo; eis que fiz segundo as tuas palavras, eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará. E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. E, se andares nos meus caminhos guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, também prolongarei os teus dias.” (1Rs 3. 10-14). Vai ter situações em nossa vida, em que vamos precisar da sabedoria do Senhor, para saber guiar a nossa família nos caminhos do Deus.

c. Amar a Esposa

Para ser um marido cristão necessário se faz, amar sem restrições, sem medida, como Cristo amou a Igreja (Ef.5.23-28). O amor do marido cristão vem não somente dele mesmo, da maneira como todo o ser humano, mais muito mais por causa do fato de que ele tem uma nova base para o relacionamento, com a sua esposa, ele estar firmado em Cristo que é a sua cabeça, e agora pode e deve agir baseando-se no fato de que o propósito de sua vida é glorificar a Deus, vivendo para crescer diariamente com seu relacionamento com Cristo Jesus, aprendendo a andar como Jesus andou, ele agora pensa mais no bem estar de sua esposa e de família do que nele mesmo. O marido cristão deve amar dando tudo de si mesmo para o bem de sua esposa. O amor de Cristo não foi uma coisa só falada, mais uma coisa vivida, mostrando amor real. Os versículos 25-27 da carta de Paulo aos Efésios capitulo 5 mostram a razão de o homem entregar a sua própria vida por sua mulher: para que ela possa ser melhor. Estes versículos mostram a razão pela qual Jesus se entregou pela sua Igreja para que ela pudesse ser: santificada, purificada, e gloriosa, sem macula, sem ruga, santa e irrepreensível. Esta é a tarefa do marido cristão para com a sua esposa. Na pratica na vida, na vida após dia, quando o marido trata a sua esposa com amor, ele está ganhando, porque a esposa que se sente amada e respeitada com certeza dará o seu melhor ao marido.

2. Responsabilidades Como Esposa

Assim como as responsabilidades do marido é três a da esposa também são três:


a. Ser Submissa ao Marido

Mais uma vez, abrimos a carta de Paulo aos Efésios, capitulo 5, e os versículos 23,24 e leiamos: “porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.” Lendo estes versículos vemos que uma das responsabilidades da mulher na família é de se submeter ao seu marido. Na família cristã isto não traz nenhum perigo ou temor e não é contra aos direitos de qualquer pessoa. O mundo pode discutir a posição e o relacionamento entre o homem e mulher, entre maridos e esposas, mais o padrão que Deus escolheu para a família é e continuará sendo o melhor (aleluia) Deus nos criou e precisamos agradar-lhe pelo modo como nascemos. A diferença entre sexo é real e natural não somente na área física, mais também em outras áreas, como na área de emoções. O marido deve completar a sua esposa em todos os sentidos da palavra, lembre-se que a, a mulher é a parte que falta do homem, e ela precisa reconhecer essa dependência, e dar o que ela tem de melhor para agradar-lhe. Não há razão haver conflitos sobre quem é superior ou inferior; cada um deve dar o que tem, e assim os dois vão torna-se “UM” não somente uma só carne, mais um só em tudo. O que falta, o outro fornecerá.

O marido tem a responsabilidade perante Deus de amar e liderar a sua esposa. E da mesma maneira a esposa tem a responsabilidade diante de Deus de ser submissa a seu marido.

A esposa cristã se submete a seu marido primeiramente para obedecer, seguindo a orientação de Deus. E isso faz com que, cada um fazendo a sua parte, a harmonia e então o crescimento da família cristã estejam se desenvolvendo, segundo a vontade de Deus. Lembre-se que nós não crescemos e amadurecemos sozinhos na vida cristã, mais num processo em conjunto, de mãos dadas, principalmente em nossa própria família.

b. Ser Exemplo

O exposto exemplo de mãe para seus filhos é muito importante. Submetendo-se ao seu marido, mostra como os filhos podem submeter-se a suas vidas a vontade de Deus. Obedecer a Deus é sempre o caminho certo. A mãe tem a oportunidade de mostrar e ensinar o amor verdadeiro em cada ação. Cada preparação para o bem de sua família e cada cuidado estão mostrando o que Deus quer. O amor demonstrado é mais fácil de seguir do que o amor falado.

c. Amar ao Marido

A Bíblia está cheia de exemplos do amor demonstrado por uma pessoa, dentre eles destacamos Provérbios 31. 10-31 Leiamos:

10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins. 11 O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará. 12 Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.
13 Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos. 14 É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 15 Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. 16 Examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. 17 Cinge os lombos de força e fortalece os braços. 18 Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. 19 Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca. 20 Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos.
21 Não temerá, por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada. 22 Faz para si tapeçaria; de linho fino e de púrpura é a sua veste. 23 Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra. 24 Faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos mercadores. 25 A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro.
26 Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. 27 Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça. 28 Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: 29 Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior. 30 Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.

A descrição que temos relato bíblico é de uma mulher exemplar, de uma mulher tentando ser o que Deus quer que todas sejam. Esta mulher é boa, capaz de viver uma vida exemplar perante a sua família e a comunidade. O verso 10 dá a idéia de que ela tem força e valor na sua vida para viver aquele tipo de existência. Ela vive para dá ajuda ao seu marido, e vive assim tão bem que ele tem confiança absoluta nela (v. 11). Ela faz bem para ele, e não mal (v. 12). A sua ajuda é tanta que o seu marido chama-a abençoada, e a elogia (vv. 27,28). Tudo o que ela faz dá apoio a ele, de modo que a reputação dele é sempre boa (v. 23). Ela é uma trabalhadora, querendo sempre suprir as necessidades da família, organizando tudo para facilitar e melhorar o seu trabalho (vv. 15,24). Essa mulher sabe não somente como trabalhar, mas é sabia nos negócios, ajudando, portanto nas necessidades e em outras coisas que ela quer dá a sua família (vv. 16-24). Com energia e estando muito atenta, ela cuida do seu lar (vv. 13-19, 21, 27,28). Ela também cuida dos pobres e necessitados (v.20). Confiante nas suas próprias habilidades e recursos, ela não tem falta (v.25). Vale muito à pena, escutar quando ela fala, porque ela fala sabedoria, e isso com gentileza (v.26). Acima de tudo, a sua vida é dedicada a Deus (v.30). É bem claro que se uma mulher viver assim ela será elogiada (v.31). Uma esposa-mãe, vivendo uma vida segundo esse padrão, será uma pessoa honrada no lar e também na comunidade. É assim que Deus quer que as mulheres vivam. É uma meta muito elevada e desafiadora, mas temos que lembrar o padrão deixados para os homens “…Vós, maridos, amai vossa mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela… (Ef. 5. 25). Esta palavra não é para ficarmos triste porque não alcançamos o alvo, mais é para estarmos felizes porque a cada dia temos a oportunidade de crescer, de melhorar, porque Deus está pronto a dar poder e sabedoria a nós, em todas essas áreas.

II . RESPONSABILIDADES COMO PAI E MAE

Assim como nos tópicos anteriores, as responsabilidades como pai e mãe também são três:

1. Disciplinar os Filhos com Amor

A disciplina deve ser justa, constante, sobretudo feita com amor, para o desenvolvimento dos filhos. Segundo a Bíblia, disciplinar não é castigar com varão de ferro. Os filhos são pessoas, e assim deve ser guiados, ensinados e treinados, para serem homens bons, aptos a viverem na sociedade e servirem a Deus. (Hb.12.6-9).

pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. 7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?


2. Servir de Exemplo Para os Filhos

O pai deve buscar a ajuda de Deus em tudo, para ter a possibilidade agir e reagir segundo a vontade de Deus, se ele agir mostrando amor e uma vida correta, os filhos seguirão seu exemplo. Se os pais ensinarem a praticar os princípios bíblicos, os seus filhos vão segui-lo. (Pv. 22.6)

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.


3. Prestar Orientação Espiritual aos Filhos


É dever do cristão orientar e treinar os seus filhos para amarem e seguirem o Senhor (Ef. 6.4). A responsabilidade dos pais não se limita apenas a providenciar um lugar para a família morar, dar cômoda e roupa e atender as demais necessidades físicas, (1Tm. 5.8) mais o pai cristão deve ter uma vida completamente consagrada a Deus, vivendo honesta e abertamente perante o mundo.

E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor. (Ef. 6.4)

Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo. (1Tm. 5.8)

Segundo Deuteronômio 6. 1-9 desde a primeira coisa da manhã até a ultima preparação antes de deleitar-se dentro ou fora da casa é sempre tempo certo para ensinar e treinar os filhos para seguirem a Deus, é importante que os pais vivam a cada momento vidas honestas, de amor e controladas por Deus, perante seus filhos.

1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres; 2 para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias. 3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais. 4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. (Dt. 6. 1-9)


III . RESPOSABILIDADE COMO FILHO


1. Para com os pais


Obediência Respeito e Honra

A posição dos filho numa família é seguir o padrão estabelecido pelos pais. Leiamos Efésios 6.1,2: 1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Os relacionamos entre pessoas da família são reflexos do relacionamento de cada um com Deus.

Uma vida verdadeiramente cristã é aquela que as coisas de Deus, colocando-as em pratica na sua própria vida. Se o crente não conseguir colocar em pratica a vida cristã na realidade da família, também não conseguirá praticá-la em nenhum outro lugar.

O verso 1 fala que os filhos devem ser obedientes aos pais. Essa obediência implica também em considerar a disciplina dos pais e seguir os padrões cristãos estabelecidos por eles.

Sempre temos que seguir regras de Deus e as da sociedade, entretanto, obediência aos pais é um treinamento para isso. De fato essa obediência aos pais é muito mais do que treinamento para viver na sociedade. É respeito e honra devidos aqueles que dedicam a suas vidas para suprir as necessidades de seus filhos. O verso 1 diz “…Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo…”

2. Para com Deus


Viver em santidade

Não há regras ou obrigações diferentes para pais e filhos crentes. Todos precisam estar vivendo deforma a transparecer a imagem de Cristo (Rm.8.29; Col. 3.8-17 ). Os filhos que são discípulos de Cristo tem de viver vidas puras, santas, diante de Deus, porque acima de tudo são filhos de Deus.

Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm. 8.29).

8 Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13 suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Col. 3.8-17 )

Normalmente o crente que se propõe a viver uma vida de santidade, depara-se com muitas tentações. Na verdade as tentações são difíceis de resistir, e realmente, sem o poder do Espírito Santo, habitando em nós, torna-se impossível a vitória. Em 1Co. 10.13 encontramos a promessa de Deus de nos ajudar, mais precisamos fazer a nossa parte.

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1Co. 10.13.


Deus precisa hoje de filhos prontos e capazes de viver segundo a sua vontade, crentes que revelem a imagem de Cristo.


Conclusão

Infelizmente, nem todos têm maridos, esposas, pais e filhos crentes. Para alguns, as dificuldades de viver a vida cristã na família são maiores. A única decisão correta para estes, é estarem sempre fiel a Deus na própria vida. Aprendendo e colocando em pratica cada dia a verdade através do estudo da Bíblia, em sua vida devocional a sós co Deus. A melhor maneira de testemunhar perante a família é viver a vida cristã, em vez de falar dela. O que nós fazemos fala mais alto do que falamos. Deus conhece nossos problemas, Ele não promete tirar de nós os problemas, mais promete dar poder e sabedoria aqueles que os podem, para que possam viver e crescer através das dificuldades.

Rm.5.1-5; Tg.1.2-4; Rm 8. 26-39; Fil. 4.13

Esperamos que, este simples estudo, possa abençoar a sua vida e de sua família

Bibliografia

Bíblia – NVI em português, Ed 2010

Bíblia - João Ferreira de Almeida – revista corrigida Ed. 1982

TheWord – Biblia eletrônica – verão 3.0

Ore por minha pessoa!

Um comentário:

  1. Querido irmão Edilson, a paz do Senhor!
    É com imensa alegria que me torno membro deste
    instrutivo e proveitoso site.
    É muito bom saber que o amado está por traz de sua organização. Eu já conhecia, entretanto só superficialmente, agora como participante espero uma parceria junto ao santo no sentido de comumente
    priorizar sempre o Reino de nosso Pai.
    Parabéns pelo trabalho importantíssimo no qual o querido vem desenvolvendo com perspicácia e maestria. Belíssimo artigo sobre 'o crente e a família' gostei muito pois lí fundamentos nos quais os mesmos são atestados biblicamente e muito bem expostos pelo baluarte. Que DEUS em toda sua misericórdia continue te concedendo graça, paz e sabedoria em todo o decurso de tua vida. No Amor de Cristo, teu conservo Ricardo Bezerra.

    ResponderExcluir