12/07/2009

Urim e Tumim

O sumo sacerdote do povo de Deus levava no peito estes misteriosos URIM e TUMIM, que na liguagem hebraica significam "AS LUZES" e "AS PERFEIÇÕES".

Estes estranhos objetos serviam para confirmar coisas ao povo de Deus. Vejamos alguns textos biblicos a respeito deste assunto:"Então disse o Senhor a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em que há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele. E se porá parente Eleazar, o sacerdote, o qual consultará, segundo o juízo do Urim, perante o Senhor: conforme ao seu dito sairão, e conforme ao seu dito entrarão, ele e todos os filho de Israel com ele, e toda congregação" (Nm. 27. 18, 21)
"E de Levi disse: Teu Urim e teu Tumim são pa o teu amado, que tu provaste, em Massá, com quem contedeste nas águas de Meribá." (Dt. 38. 8).

"E de Levi disse: Teu Urim e teu Tumim são pa o teu amado, que tu provaste, em Massá, com quem contedeste nas águas de Meribá." (Dt. 38. 8).
Vejamos que o Urim e o Tumim eram da guarda exclusiva e especial dos levitas, os sacerdotes escolhodos por Deus. Só eles tinham permição para usá-las.

"E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." (1Sm. 28. 6)

O Urim e o Tumim ao que tudo indica só reospondia positivamente, logo Saul jamais teria uma resposta, pois a resposta de Deus para Ele daquele tempo em diante seria sempre NÃO!
"E o Tirsata (OU GOVERNADOR) lhes disse não comessem das coisas sagradas até que houvesse sacerdote com o URIM e com o TUMIM" (Ed. 2. 63)

Alguns traduzem URIM e TUMIM como "O BRILHANTE" e o "PEERFEITO".
Jerônimo traduziu como "DOUTRINA" e "JUGAMENTO"
A Tradução dos setenta preferiu "DECLARAÇÃO" ou "VERDADE"
O sacerdote quando inquria a Deus usava o Urim e o Tumim, e a antiga Tradução hebraica afirma que, ao ser positiva a resposta de Deus, luzes sobrenaturais de diversas cores acendiam as dozes pedras preciosas, com os nomes das doze tribos de Israel, no peitoral do sacerdote. (Êx. 28. 15-21).
Que Deus nos abençõe. Espero que tenha gostado, e se gostou comente por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário